next up previous
Next: O que acontece às Up: bcagua Previous: Tenho de vestir uma

Porque chove?

Material

Uma pequena nuvem

Quando chove, de onde vem a água que cai? Das nuvens, claro, só chove quando há nuvens! Mas então o que são as nuvens e como se formam?

Quando está calor e o vento sopra, a água dos lagos e dos mares evapora-se, tal como acontece à água das poças de chuva. A água transforma-se num gás leve que sobe no ar, o vapor de água. A atmosfera está mais fria do que a superfície da Terra. Assim, ao subir o vapor de água vai arrefecendo e formam-se gotas muito pequeninas de água. São estas gotinhas que formam as nuvens. À medida que arrefecem, as gotinhas de água vão ficando cada vez maiores. Se ficarem demasiado grandes caem. Começa a chover!


Vamos fazer uma pequena nuvem dentro de um frasco! Pede a um adulto para deitar água quente dentro de uma taça transparente. Põe dentro um copo de vidro, vazio, com a boca para cima. O copo vai servir de medidor de chuva. Cobre a taça com um prato de alumínio

\begin{figure}
\begin{center}
\mbox{\epsfig {file=chuva.eps,width=12cm}}
\end{center}\end{figure}

e coloca pedaços de gelo em cima do prato. O prato com o gelo representa a atmosfera fria, e a água quente a água dos mares aquecida pelo Sol.


Observa o que acontece. Criaste alguma nuvem? Conseguiste fazer um pouquinho de chuva? O teu medidor de chuva indica que choveu?


Se quiseres ver melhor a nuvem depois de deitares a água quente na taça, fecha as janelas e as luzes de tua sala, e faz incidir a luz de uma lanterna na taça. Consegues ver uma ``pequena nuvem''?


Parte da água quente transformou-se em vapor de água, um gás leve que sobe. Quando o gás chega ao prato com gelo, arrefece e volta a transformar-se em água, em pequeninas gotas de água. As gotas vão aumentando até cariem!


next up previous
Next: O que acontece às Up: bcagua Previous: Tenho de vestir uma
Constanca Providencia
2000-12-30