Português   English
LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
  • LIP Lisboa
  • LIP Minho


    LIP RSS Feed  LIP Facebook  LIP Twitter



eduroam

LIP CA

bosão de HIGGS

EGI

25 Anos - LIP

 

 

[voltar]

OR Imaging

Orthogonal Ray Imaging for Radiotherapy Improvement

 

Data: 2010-12-15 / future

Responsavel: Paulo Crespo

Grupo: Instrumentos e Métodos para Aplicações Biomédicas

 


Resumo    |    Publicações    |    Pessoas

Resumo

Nas sociedades modernas o papel da radioterapia (RT) tem vindo a estebelecer-se como fundamental, verificando-se atualmente que o número de casos tratados por RT tem vindo a aumentar. No entanto, é também sabido que mesmo com as mais modernas técnicas de RT, tanto a taxa de cura efectiva como a toxicidade derivada de tratamentos de RT apresentam ainda margens para melhoria. O LIP, com o intuito de aumentar dentro do possível a eficácia dos tratamentos de RT, tem vindo a trabalhar numa linha de investigação denomindada de imagiologia de raios ortogonais. Esta divide-se fundamentalmente em dois conceitos (ainda não existentes, mas em investigação e desenvolvimento): o sistema RTmonitor e o sistema OrthoCT. O sistema RTmonitor usa a imagiologia de raios ortogonais para monitorizar de certa forma a dose a ser efectivamente depositada no paciente. O sistema OrthoCT por sua vez adquire imagens do campo a ser irradiado momentos antes do tratamento, permitindo verificar se a morfologia do paciente e tumor se encontram de forma idêntica ao planeado. Simulações e primeiros resultados experimentais têm mostrado que, através destes conceitos de imagiologia, alterações morfológicas e ou fisiológicas pertinentes podem ser detetadas, providenciando assim importantes informações que potencialmente podem vir a melhorar os tratamentos de RT.

No âmbito da RT com fotões, o LIP colabora muito proximamente com a Universidade de Coimbra, o Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOCFG,EPE), o Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC, EPE) e com o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPOPFG,EPE). Acrescente-se ainda que vários membros da equipa de investigação do LIP/UC viram a sua participação garantida financeiramente através de bolsas de mestre e de pósdoc atribuídas no âmbito do projecto "Radiation for Life". Este projecto, financiado em 1.2 milhões de Euro, resulta de uma candidatura em parceria entre o LIP e a Universidade de Coimbra. O seu financiamento foi aprovado em 2013 e no verão do mesmo ano tiveram início as suas atividades de investigação. A linha de investigação em imagiologia de raios ortogonais é parte integrante deste projeto.

No que concerne à terapia com partículas (protões e iões de carbono), a imagiologia de raios ortogonais pode também ser denominada de, em Inglês, "prompt gamma imaging". tal advém do fato de os fotões que escapam o paciente terem origem em desexcitações nucleares após a interação entre os projéteis penetrantes e os núcleso no tecido do paciente. Neste contexto o LIP colabora ativamenmte com a Universidade Técnica de Delft, na Holanda, com o Centro de Terapia com Iões de Heidelberg, na Alemanha, e com a Universidade de Munique, também na Alemanha.

Serviços Internos

Webmail LIPCA Pessoas Requisições Material / Missões
 

Boletim LIP

LIP Newsletter
Todas as Edições