Português   English
LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
  • LIP Lisboa
  • LIP Minho


    LIP RSS Feed  LIP Facebook  LIP Twitter



eduroam

LIP CA

bosão de HIGGS

EGI

25 Anos - LIP

 

 

[voltar]

RD51

Participation in the RD51 Collaboration

 

Data: 2008-01-01 / 2014-12-31

Responsavel: Rui Marques

Grupo: Desenvolvimento de Detectores para Física de Partículas e Nuclear

URL: http://rd51-public.web.cern.ch/RD51-Public/

 


Resumo    |    Publicações    |    Pessoas

Resumo

A colaboração RD51 [RD51] tem como objectivo facilitar o desenvolvimento de tecnologias avançadas de detectores gasosos de partículas e dos sistemas de leitura associados para aplicação na investigação básica e aplicada. O principal objectivo do programa de I&D é o avanço da tecnologia de Detectores Gasosos de Microestruturas.

A invenção de Detectores Gasosos de Microestruturas (MPGD), em particular o Multiplicador Gasoso de Electrões (GEM), da Estrutura Gasosa de Micro-grelhas (MICROMEGAS), e mais recentemente outros esquemas de microestruturas, oferece o potencial para desenvolver novos detectores gasosos com resolução espacial sem precedentes, elevada taxa de contagem, grande área sensível, estabilidade operacional e resistência à radiação. Nalgumas aplicações, requerendo a cobertura de áreas muito elevadas com resolução espacial moderada, detectores macroestruturados, por exemplo o GEM espesso (THGEM) ou câmaras de placas resistivas estruturadas poderão oferecer uma solução interessante e económica.

A constituição dos novos detectores microestruturados parece adequada à sua produção industrial. Adicionalmente, a disponibilidade de sistemas electrónicos altamente integrados de amplificação e leitura permite o desenvolvimento de sistemas de detectores gasosos com densidade de canais comparável à dos detectores de silício modernos. O pós-processamento moderno de bolachas de silício permite a integração de estruturas de amplificação gasosa directamente em cima de uma pastilha de silício pixelizada. Graças a estes desenvolvimentos recentes, a detecção de partículas através da ionização do gás tem largos campos de aplicação em futuras experiências de física das partículas, nuclear e de astro-partículas, com e sem aceleradores.

A colaboração RD51 envolve ~450 autores, 75 Universidades e Laboratórios de 25 países na Europa, América, Ásia e África. Todos os parceiros perseguem activamente quer investigação básica, quer aplicada envolvendo uma variedade de conceitos de MPGD. A colaboração estabeleceu objectivos comuns, tais como ferramentas experimentais e de simulação comuns, métodos e conceitos de caracterização, infra-estruturas comuns em feixes de teste e instalações de irradiação, e métodos e infraestruturas para a produção de MPGD.


[RD51] RD51 proposal (http://rd51-public.web.cern.ch/RD51-Public/Documents/RD51Proposal_21082008.pdf)

Serviços Internos

Webmail LIPCA Pessoas Requisições Material / Missões
 

Boletim LIP

LIP Newsletter
Todas as Edições