Português   English
LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
  • LIP Lisboa
  • LIP Minho


    LIP RSS Feed  LIP Facebook  LIP Twitter



eduroam

LIP CA

bosão de HIGGS

EGI

25 Anos - LIP

 

 

[voltar]

LHC Phenomenology

Phenomenological Studies at the LHC

 

Data: 2005-06-01 / future

Responsavel: António Onofre

Grupo:

 


Resumo    |    Publicações    |    Pessoas

Resumo

Por forma a cobrir o campo de física aberto pelo programa do LHC, é fundamental um importante esforço conjunto da comunidade experimental e teórica. Este esforço foi concentrado não apenas no estudo dos melhores observáveis físicos disponíveis no LHC, para realizar testes de precisão do Modelo Padrão (SM) da Física das Partículas Fundamentais, mas também no desenvolvimento de novas ideias para a física para além do SM. Neste projecto foram tratados alguns aspectos específicos do programa de física do LHC, tanto do ponto de vista experimental como teórico.
O projecto em si tem tido o mérito de atrair vários estudantes (quer de universidades portuguesas quer estrangeiras) e proporcionou um ambiente favorável que deu origem à elaboracao de várias teses de mestrado e doutoramento quer na área da fisica experimental quer teórica. O projecto tem tido o mérito de juntar as comunidades experimental e teórica sob um tema comum de investigação, com o objectivo, a longo prazo, de explorar de uma forma eficiente os dados adquiridos no LHC. Tal como foi feito no passado, foram realizados encontros regulares durante a execução do projecto, e realizados seminários para motivação da comunidade científica para o potencial da física de LHC.
Particularmente relevante é o desenvolvimento de um grupo de Fisica de Particulas e Astroparticulas na Universidade do Minho, um dos principais objectivos deste projecto, no recem criado Polo do LIP na Universidade do Minho, LIP-Minho. Esta iniciativa, que se iniciou em Fevereiro de 2010 conta já com a colaboracao de 23 membros, 6 Investigadores Doutorados, 5 estudantes de Doutoramento, 8 estudantes de Mestrado, 3 estudantes de licenciatura e 1 engenheiro informático.

Serviços Internos

Webmail LIPCA Pessoas Requisições Material / Missões
 

Boletim LIP

LIP Newsletter
Todas as Edições