O LIP é uma associação científica e técnica de utilidade pública que tem por objectivos a investigação no campo da Física Experimental de Altas Energias. O portfolio de actividades tecnológicas do LIP inclui entre outras uma forte componente de computação.

O grupo de computação do LIP desenvolve e opera a infra-estrutura informática que suporta as actividades de investigação do laboratório incluindo redes, serviços Internet, meios de cálculo e armazenamento, e diversos serviços de apoio.

O grupo de computação do LIP participa também em projectos de investigação, desenvolvimento e implementação centrados sobretudo no domínio das infra-estruturas de computação distribuída e computação grid. Neste contexto o LIP tem participado em diversas iniciativas nacionais e internacionais vocacionadas para a partilha de recursos computacionais em larga escala.

O grupo de computação do LIP participa nas seguintes iniciativas: European Grid Initiative (EGI), Iniciativa Ibérica de Computação Grid (IBERGRID), e Iniciativa Nacional Grid (INGRID). O LIP participa nos projectos Europeus EGI-Inspire e TIMBUS. O LIP é também membro do CERN Worldwide LHC computing grid (WLCG) no âmbito do qual opera o centro de recursos Tier-2 nacional. O LIP opera a Autoridade de Certificação Portuguesa para computação GRID (LIPCA).